terça-feira, 1 de novembro de 2011

O conforto, o conformismo e a vida.

O que é uma vida confortável para você?

Ter carro na garagem, comida na geladeira e dinheiro no banco? Dentro desta definição material, conforto é uma coisa muito boa, na verdade.

Estabilidade financeira, profissional, emocional e afetiva? Dentro destes, também.

Pra muita gente, uma vida confortável é aquela que pode ser controlada, defendida.

Para essas pessoas uma vida confortável é uma vida conformada: sem nuances, perigos, palpitações, desvios. Uma vida sem contradições, sem variantes, sem insegurança, sem frio na barriga, sem pilekes, sem tropeços. Que chato!

Nessas horas, o conforto, o conformismo e a covardia andam juntos.

Você sonha em cursar produção cultural, se imagina trabalhando no teatro, organizando eventos e correndo pra lá e pra cá no festival de cinema. Mas presta vestibular pra direito porque seu pai acha que é o melhor, e com certeza terá emprego. Você se conforma.

Você não exatamente ama seu (sua) parceiro (a), mas lembra como a vida de solteiro (a) era cansativa. Sair pra dançar, paquerar. Então você fica nesse papai-mamãe, que é melhor do que sair todas as noites. Você se conforma.

Você detesta seu trabalho, acha chato ser contador, mas não consegue largá-lo pra ser saxofonista do metrô, sua verdadeira aptidão. Você se conforma.

Quem muito se conforma, não vive, porque viver por si só já é desconfortável o suficiente. Viver é correr riscos, e para correr riscos é preciso coragem, e para ter coragem é preciso inquietação. E inquietação e conforto são opostos que não se atraem.

A vida não oferece ensaios, nem fórmulas prontas, mas diariamente nos oferece novas chances. Então que tal avaliar suas escolhas, se elas ainda fazem parte da sua vontade. Viver a vida exige mais. Viva ou conforme-se.

XOXO!

Chuck B.

2 comentários:

  1. muito bem escrito, querido, parabéns!

    conforto e covardia não são sinônimos e quando começam a se misturar o resultado é sempre ruim =/

    beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te achei pelo blog da Princesa Franciny, e adorei =)

      'Viva ou conforme-se', pq não dá pra fazer as duas coisas né.
      Disse tudo.
      Parabéns e um beijo.

      Excluir